Novas estratégias pra reduzir o impacto ambiental nas frotas

Os principais motivos que levam as empresas a investirem em sustentabilidade são: Reputação junto à sociedade e aos consumidores (41%); Redução de custos (32%); Aumento […]

Os principais motivos que levam as empresas a investirem em sustentabilidade são: Reputação junto à sociedade e aos consumidores (41%); Redução de custos (32%); Aumento da competitividade (29%).

A busca por processos sustentáveis e ecologicamente corretos é um tema já bastante discutido na gestão de frota, mas que vem se tornando cada vez mais comentado, principalmente no que diz respeito às práticas de ESG (Environmental, Social e Governance, em português: meio ambiente, responsabilidade social e governança).

Segundo estimativas da consultoria McKinsey & Company, os negócios voltados para a ESG têm o potencial de gerar uma receita da ordem de US$10 trilhões para as empresas nos próximos 30 anos. A análise também destaca que as operações podem aumentar em 50% o lucro econômico até 2030, caso adotem uma estratégia de portfólio sustentável.

Em um mercado que pode gerar tantos danos ao meio ambiente quanto é a logística, principalmente falando sobre o transporte rodoviário, é preciso trazer o tema à tona e encontrar soluções de menor impacto ambiental. Seja pelos veículos que emitem gases poluentes ou a exploração de petróleo para gerar combustível, os impactos são grandes.

O avanço dos carros elétricos trouxe a temática para o centro das discussões na gestão de frota e essa tendência deverá se intensificar, explorando práticas adicionais. A presença de tecnologia em plataformas de inteligência vai além da otimização de rotas para redução de consumo de combustível e emissões de CO². Dados da Cobli mostram que nossos clientes reduziram o consumo de combustível em 26% em um ano. Essas empresas deixaram de emitir cerca de 810 mil kg de CO² na atmosfera — equivalendo a 1.660 campos de futebol cheios de araucárias em emissões. Por esse motivo, é essencial que o gestor adote diversas práticas voltadas para a preservação ambiental. Lembrando que isso não afetará apenas os aspectos econômicos e ambientais, mas também os sociais, relacionados tanto à equipe de colaboradores quanto à sociedade de maneira geral. Afinal, essas práticas têm um impacto abrangente na gestão da frota, indo além da simples redução de emissões de gases poluentes.

No cotidiano, uma frota sustentável também contribui para a redução de acidentes e o aumento da eficiência da empresa, tornando-a mais rentável.

Entre as principais estratégias a serem adotadas para a redução do impacto ambiental, podemos citar:

Uso de veículos elétricos e híbridos. Espera-se um crescimento de 61% na venda desses modelos no Brasil;

Adoção de estratégias para reduzir o consumo de combustível com base na análise de dados;

Uso de tecnologias com foco na prevenção de acidentes de trânsito, como a já mencionada videotelemetria.

E veja também:

Icon Arrow
Icon Arrow