Reduzindo os impactos ambientais
Usando os dados do sensor IoT, as empresas podem identificar os comportamentos dos motoristas que desperdiçam combustível e os sinais de que um veículo não está funcionando corretamente. Reconhecer esses problemas antecipadamente pode ajudar os operadores de frotas a lidar com eles, maximizando a conformidade com as diretrizes e regulamentações ambientais.
Monitorando o comportamento do motorista
Os sensores IoT podem monitorar o comportamento do motorista e notificar os gestores da frota se algo fora do comum ocorrer. Por exemplo, se o veículo está em alta velocidade ou o motorista freia ou acelera repentinamente, os sensores podem processar essa informação e disparar um alerta. A captura desses dados os mantém responsáveis por suas ações – e dá aos operadores uma imagem clara de como o comportamento de seus motoristas afeta a segurança e conformidade geral da frota.
Manutenção preditiva
Os sensores IoT rastreiam uma variedade de dados do veículo, como temperatura do líquido arrefecedor, pressão dos pneus e status do motor e da bateria. Os gerentes de frota podem configurar a solução IoT para disparar alertas quando o trabalho de manutenção é necessário em veículos específicos. Por exemplo, se um sensor detecta que a bateria de um veículo está perto de falhar, ele dispara um alerta para o gerente dizendo que ela precisa ser substituída. A capacidade de prever futuros problemas mecânicos antes que eles aconteçam pode gerar uma tremenda economia de tempo e custo – e estender a vida útil dos veículos.
Automação do processo
Ao combinar fluxos de dados em algoritmos inteligentes, as soluções atuais de gerenciamento de frota de IoT permitem que as empresas automatizem processos complexos que demandam muito tempo e trabalho quando realizados de formas tradicionais. Por exemplo, uma solução IoT pode coletar todos os dados necessários para os requisitos de conformidade e criar um relatório automático.
Otimizando o consumo de combustível
O uso de sensores IoT para monitorar o comportamento do motorista também permite que as empresas otimizem o consumo de combustível em toda a frota. Longos períodos de marcha lenta, velocidades de cruzeiro excessivas e rápida aceleração e frenagem podem aumentar o consumo de combustível. Quando os gerentes têm acesso a dados sobre o comportamento do motorista, eles podem trabalhar com sua equipe para melhorar a tomada de decisões e otimizar o consumo de combustível.
Gerenciamento de operações de frota aprimorado
Quando os dados de IoT são integrados e podem fluir para os sistemas ERP existentes, os operadores de frota podem tomar decisões mais rápidas e bem informadas. Os painéis de dados podem fornecer uma visão abrangente dos dados, ajudando as equipes a identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs), rastrear o progresso e conduzir pesquisas operacionais.
Análise de Big Data
Antes da IoT, os operadores de frota tinham que coletar manualmente informações sobre a velocidade, desempenho, consumo de combustível e registros de quilometragem do veículo. Agora, os dispositivos sem fio conectados produzem uma amplitude e um volume de dados que podem ser maximizados por meio de análises de big data. Quando essas informações estão fluindo em tempo real, seu valor aumenta porque – se analisado rapidamente – os gerentes de frota podem usá-las para tomar decisões em tempo real.
Aumentando a visibilidade
A implementação da IoT aumenta a visibilidade geral das operações de gerenciamento de frota. Isso significa que as partes interessadas – incluindo motoristas, gerentes de frota e outros membros da equipe – podem acessar um painel central e ver informações críticas e atualizadas sobre cada faceta de suas operações. A visibilidade tem muitos ângulos, mas aqui está um exemplo: quando os gerentes de frota sabem onde seus veículos estão o tempo todo, eles podem manter os clientes atualizados sobre o status das entregas.
Monitoramento das condições de envio
Dispositivos IoT dentro de reboques e contêineres podem monitorar fatores como temperatura, inclinação e luz – especialmente importante para remessas de alto valor ou de cadeia fria. Incorporar isso aos dados do sensor do veículo no computador de bordo pode notificar os motoristas e gerentes de frota se houver um problema. (Por exemplo, se a unidade de refrigeração do caminhão estiver com defeito e o sorvete estiver derretendo.)
E você? Já conhecia esse universo de tecnologia que abrange o universo de frotas? Compartilhe sua experiência aqui com a Wash Me, que também tem como pilar principal a tecnologia e inovação nos nossos serviços sustentáveis de lavagem para frota.
Confira no nosso site: www.washme.com.br