Singapura, cidade-estado localizada no Sudeste Asiático, é uma das maiores referências mundiais quando abordamos inovação urbana e sustentabilidade. Os singapurenses desfrutam da vida extremamente tecnológica e ecológica, pois os esforços do governo de minimizar o impacto ambiental levaram o local a um status de “Cidade Jardim”, graças aos diversos tetos verdes que enriquecem as vias públicas.
Atualmente, Singapura tem implementado diversas alternativas para solucionar problemas urbanos através da tecnologia, um projeto chamado de Smart City (cidade inteligente). O projeto implementado nas terras singapurenses promove qualidade de vida e sustentabilidade para seus habitantes.
1. Transporte Público Sustentável
O sistema de transporte público da cidade recebeu investimentos para reduzir a dependência de veículos particulares, expandindo as linhas de metrô e criando ônibus autônomos.
2. Green Plan
A cidade estabeleceu diversas metas para que o crescimento de Singapura não impacte negativamente o ambiente, visando plantar milhões de árvores adicionais, implementar mais o uso de energia solar, reduzir o lixo enviado para aterros, etc.
3. Tengah Town
Tengah, uma região dentro do território, está sendo usada como projeto de cidade inteligente que terá sistemas automatizados de coleta de lixo, estradas subterrâneas, corredores florestais e muito mais.
4. Construções sustentáveis
Edificios mais verdes e inteligentes com certificações ambientais estão sendo incentivados com o objetivo de reduzir o consumo de energia e água.
5. Participação cidadã
A cidade promove a conscientização ambiental para que a população engaje nas práticas sustentáveis através de programas educativos.
6. Gestão de resíduos
Coleta automatizada de lixo, sistemas de gestão de resíduos e reciclagem eficiente são iniciativas que visam reduzir o que vai para os aterros sanitários.
7. Gestão Hídrica
Tecnologias avançadas visando a gestão da água também são implementadas, como o monitoramento do consumo, reuso e métodos de conservação.
Singapura é uma grande inspiração quando se trata de sustentabilidade e, assim como nós, ela se preocupa com o futuro do planeta e o impacto das nossas ações. Como a Wash Me, a cidade evita o desperdício de água e se compromete com a gestão equilibrada desse bem que precisamos para viver.