De acordo com os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, o faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento de 13,8% em relação a 2022.
O que significa que o setor segue em expansão constante.
Dentro deste contexto econômico, a associação soma um total de 1.612 milhão de pessoas empregadas diretamente.
E essa curva de crescimento tende a subir. Ainda de acordo com a ABF, a tendência é muito positiva, como sempre. A propósito, entre os segmentos mais promissores está o de moda e calçados, com resultados positivos ano a ano.
E outro fator interessante é que as franquias estão se expandindo geograficamente. Ou seja, inaugurando unidades também nas cidades litorâneas e do interior, o que prova ainda mais a efetividade deste setor para a economia nacional. Mais e mais postos de trabalho estão sendo criados em virtude do bom faturamento das redes.
Outro quesito que mostra o papel das franquias na geração de empregos e desenvolvimento econômico do país são as oportunidades geradas pela diversificação do mercado. O franchising abriga muitos setores. E o melhor de tudo é que uma mesma rede pode oferecer chances diferenciadas a quem deseja trabalhar.
E para quem pensa em escalar seu negócio por meio de franquias, o especialista com mais de 27 anos de experiência no setor, elencou oito benefícios e vantagens do sistema.
Conflra logo abaixo:
1 – Força da marca: ao optar pelo sistema de franquias, o empreendedor já terá como sobrenome corporativo uma marca forte;
2 – Crescimento de dois dígitos: com exceção do ano da pandemia, o franchising brasileiro tem crescido dois dígitos ano após ano. Em 2023, por exemplo, o crescimento foi de 13,8%, enquanto o Brasil cresceu apenas 3%;
3 – Suporte e assistência: uma rede se torna forte quando seus franqueados são fortes. Para que isso aconteça, a franqueadora deve fornecer todo o apoio e suporte necessários para que o franqueado alcance seus objetivos;
5 – Franqueadora pensando estrategicamente: ter uma marca que pensa, pesquisa e desenvolve novos produtos/serviços, campanhas de marketing e nichos de mercado permite que o franqueado foque na operação da franquia;
6 – Baixo risco: ao optar por uma franquia, o risco de fechar o negócio nos primeiros anos é mitigado devido ao apoio, acompanhamento, treinamento e suporte fornecidos pela
franqueadora, resultando em melhores performances e alcance dos objetivos do plano de negócios;
7 – Várias cabeças pensando no negócio: se duas cabeças pensam melhor que uma, imagina 20, 40, 60 ou 100 cabeças vivendo e pensando em prol do negócios e focados no crescimento e fortalecimento da rede?;
8 – Negociações: por fazer parte de uma rede, os franqueados terão acesso a fornecedores homologados, com excelentes negociações previamente feitas e com todos os padrões definidos para manter as operações homogêneas;
9 – Escalabilidade: com o crescimento da rede, tanto a marca, como operações e unidades franqueadas, se valorizam, criando oportunidades para negociações mais vantajosas com fornecedores devido ao aumento do volume de negócios.
Outro quesito que mostra o papel das franquias na geração de empregos e desenvolvimento econômico do país são as oportunidades geradas pela diversificação do mercado. O franchising abriga muitos setores. E o melhor de tudo é que uma mesma rede pode oferecer chances diferenciadas a quem deseja trabalhar.
Veja ranking das 50 maiores franquias em 2023 (por unidades)
Posição Marca Unidades em 2022 Variação
1º Cacau Show 3.763 33,10%
2º O Boticário 3.687 1,00%
3º McDonald’s 2.595 0,40%
4º Colchões OrthoBom 2.373 14,20%
5º OdontoCompany 1.998 22,50%
6º Subway 1.861 -0,10%
7º AM/PM 1.774 -3,60%
8º Seguralta – Bolsas de Seguros 1.755 4,30% 9º Lubrax+ 1.711 2,60%
10º Óticas Carol 1.460 0,00%
11º Burger King 1.255 1,00%
12º Shell Select 1.213 1,30%
13º BR Mania 1.184 0,00%
14º Jet Oil 1.137 -1,00%
15º CVC Brasil 1.076 -7,60%
16º Wizard By Pearson 1.000 -9,30%
17º Bob’s 997 2,00%
18º Chilli Beans 966 0,00%
19º Correios 964 -1,50%
20º Help! Loja de Crédito 824 -5,90% 21º Oggi Sorvetes 808 8,50%
22º EspaçoLaser 765 6,70%
23º Fisk Centro de Ensino 753 -1,60% 24º Chiquinho Sorvetes 725 9,00%
25º CCAA 705 -0,70%
26º Hering Store 681 6,40%
27º CNA 674 6,60%
28º Nutrimais 658 14,40%
29º Dia% 612 -18,40%
30º Localiza 610 11,30%
30º Mercadão do Óculos 610 20,80%
31º Remax 571 4,00%
32º Havaianas 562 14,70%
33º KNN Idiomas 558 -1,10%
34º Splash (Grupo IGUI) 549 8,50%
35º Casa do Construtor 528 32,70%
36º 5ÀSEC 526 5,00%
37º LUPO 516 29,60%
38º Kopenhagen 512 14,80%
39º SolarPrime 469 5,90%
40º Oral Sin Implantes 453 24,50%
41º Arezzo 442 -20,00%
42º Casa de Bolos 439 8,10%
43º Carmen Steffens 437 4,30%
44º Sorridents 435 3,60%
45º Empório Mineiro Cheirin Bão 414 80,00% 46º Clube Melissa 401 2,30%
46º Microlins 401 0,00%
47º Chocolates Brasil Cacau 399 3,90%
48º Mais1Café 394 108,50%
49º Giraffas 365 2,50%
50º Hinode 356 -2,70%
Mas para começar uma franquia, é necessário um investimento muito alto?
Depende. No Brasil, existem segmentos de franquia com baixo investimento de entrada e que podem se tornar extremamente rentáveis, com lucro já no primeiro mês de operação.
É o caso das franquias de estética automotiva no Brasil, que possui um dos maiores setores de logística do mundo.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a área de estética automotiva teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões, gerando um aumento de 8,9% em relação ao ano de 2020 que faturou R$ 5.973 bilhões.
Na próxima newsletter da Wash Me na semana nós vamos explicar as oportunidades que um negócio de franquia de estética automotiva pode agregar desde novos investidores micro, até macro-investidores e investidores regionais. Continue acompanhando com a gente, e para saber mais entre no nosso site: www.washme.com.br